Geoquímica e análise multivariada aplicadas na investigação da distribuição dos níveis do flúor das águas subterrâneas e estimativa de riscos de fluorose dentária endêmica no Oeste da Bahia, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53660/CLM-518-607

Palavras-chave:

Geociências e Saúde, Aquífero Bambuí, Fluorita e Calcita, Dignidade Humana

Resumo

Esta pesquisa pretendeu investigar a influência de fatores geoquímicos na distribuição dos níveis do flúor nas águas do Aquífero Bambuí e seu significado para a saúde humana, no Oeste da Bahia, Brasil. Coletou-se amostras de águas de 76 poços dispostos nas rochas do Grupo Bambuí, em períodos sazonais distintos, para as análises físico-químicas, a leitura de íons principais e do fluoreto (SPADNS). Demonstrou-se que os níveis do fluoreto excederam o limite ótimo local de potabilidade, de 0,8 mg.L-1, para o total de 28% das amostras, com valores do fluoreto distribuídos entre 0,1 e 6,2 mg.L-1.  Deve-se evitar o consumo in natura das águas subterrâneas com níveis tóxicos de fluoreto nos municípios do Oeste da Bahia, recomendando-se a aplicação da desfluoretação para que estas águas possam ser consumidas. Além disso, a análise multivariada indicou que o acréscimo em flúor nas águas do Aquífero Bambuí acompanha o aumento do pH e do sódio e a redução dos níveis do cálcio, o que sugeriu que a solubilidade do mineral calcita controlaria a dissolução da fluorita. Esta pesquisa contribuiu para a compreensão da distribuição do flúor nas águas subterrâneas e os seus significados para a saúde bucal e sistêmica no Oeste da Bahia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuel Vitor Portugal Gonçalves, UCSAL/UFBA

Biólogo nº 59.217/08-D, possui graduação em Ciências Biológicas (UCSAL), especialização em Ecologia e Intervenções Ambientais (UNIJORGE), especialização em Biotecnologia (UNYLEYA), especialização em Engenharia Genética (UNYLEYA), especialização em Análises Clínicas e Toxicológicas (UNESA), mestrado em Planejamento Ambiental (UCSAL) e doutorado em Geologia Ambiental, Hidrogeologia e Recursos Hídricos (UFBA). Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação Território, Ambiente e Sociedade (PPG TAS) na UCSAL e é docente da Rede Estadual de Educação do Estado da Bahia (SEC-BA). Está vinculado aos seguintes grupos de pesquisa: Geoquímica das Interfaces (UFBA) e Geologia Médica e Geotecnologias da Bahia (UFBA) e Desenvolvimento, Sociedade e Natureza (UCSAL). Foi bolsista CNPq (2010 - 2014) durante o curso de doutorado, com interesse e experiência na investigação das relações entre geociências, sociedade e saúde, tomando como valor central a dignidade humana e a dignidade da natureza; na caracterização geoquímica; hidrogeologia isotópica; qualidade da água (química, física e microbiológica) e na caracterização biogeoquímica e ecologia aplicada na avaliação ambiental de ecossistemas costeiros e das águas doces interiores e subsídios ao gerenciamento ambiental; e na aplicação de estatística multivariada em estudos ambientais. Participa como pesquisador e voluntário da rede de monitoramento da qualidade da água na Lagoa do Parque Metropolitano de Pituaçu, Salvador, Bahia, em colaboração com a Fundação SOS Mata Atlântica. Segue como discente do curso de Especialização em Biologia Celular (UEFS).

 

Manoel Jerônimo Moreira Cruz, Full Professor, PPG em Geologia, Instituto de Geociências, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal da Bahia (1976), Mestrado em Geologia pela Universidade Federal da Bahia (1983), Doutorado em Petroquímica pela Universite Pierre & Marie Curie, Paris VI (1989) e pós-doutorado na Universidade de Montpellier em petrogeoquímica. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal da Bahia, Professor Permanente do Pospetro UFBA.Tem experiência na área de Geociências, ênfase em mapeamento geológico básico, estudo de corpos básicos de natureza gabro-anortosítica e mineralizações associadas, atua também na área da química mineral, litogeoquímica, hidrogeoquímica. Atualmente se dedica à geoquímica das interfaces, geoquímica ambiental, no estudo da qualidade das águas, vulnerabilidade de aquíferos, recuperação de áreas degradadas e geoquímica médica. 

Rodrigo Alves Santos, Geoquímica das Interfaces, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Geologia (2017), com concentração em Geologia Ambiental, Hidrogeologia e Recursos Hídricos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestrado em Geologia (2011) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Graduação em Geografia (2008) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Possui experiência na área de Geociências e Meio Ambiente, com ênfase em Hidrogeoquímica, Qualidade das Águas e Impactos Socioambientais. Professor colaborador do curso de Especialização em Gestão de Ambientes Costeiros, Instituto de Geociências - UFBA, ministrando a disciplina Qualidade das Águas Costeiras e orientando Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Integra o Grupo de Pesquisa Geoquímica das Interfaces (UFBA), investigando as contaminações e impactos ambientais decorrentes de atividades antrópicas ou processos geogênicos. Atualmente desenvolve pesquisas sobre a temática da Hidrogeoquímica e Contaminação do Aquífero Cárstico-Fissural Salitre, Bacia Sedimentar de Irecê - Bahia, Brasil.

Débora Carol Luz da Porciúncula, Programa de Pós-Graduação em Território, Ambiente e Sociedade, Universidade Católica do Salvador

Bacharel (CREA-BA 64290) e Licenciada em Geografia pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL), Mestre e Doutora em Planejamento Territorial e Desenvolvimento (UCSAL). Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento, Sociedade e Natureza (DSN) e membro do Grupo de Pesquisa Territórios em Resistência; Membro fundador do Coletivo Guardiões da Natureza da APA Bacia do Cobre/São Bartolomeu e do Instituto Suburbano de Ciência, Tecnologia e Inovação (ISCTI), e membro do Conselho Gestor da APA Bacia do Cobre/São Bartolomeu, em Salvador-BA. Pesquisadora PNPD/CAPES; Com interesse, nos seguintes temas: Planejamento territorial, Ecologia Política, Desenvolvimento Rural/Urbano, Geotecnologias, Epistemologia Crítica, Planejamento Governamental e Metropolitano na relação com a Natureza e Tensões territoriais no uso das águas.

Antonio Bomfim da Silva Ramos Junior, Universidade Estadual de Feira de Santana/Qualidade e Sustentabilidade de Ecossistemas Impactados - ECOSIMPA (UFRB)

Pós Doutor em Ciências Ambientais (UFRB / PDJ / CNPQ). Doutor em Geologia Ambiental, Hidrogeologia e Recursos Hídricos (UFBA). Mestre em Geoquimica do Petróleo e Meio Ambiente (UFBA). Bacharel em Ciências Biológicas com ênfase em Meio Ambiente. Possui Licenciatura Plena em Biologia, além de Formação Técnica em Meio Ambiente. Tem experiência na área de Geociências e Meio Ambiente com desenvolvimento de pesquisas relacionadas a; Ecologia e a geoquímica de estuários, a Gestão de Recursos Hídricos, Oceanografia, Hidrogeologia e a Qualidade de água. Desenvolve consultoria na área ambiental e integra o grupo de pesquisa Geoquímica das Interfaces (UFBA) investigando as contaminações ambientais do Antropoceno, e o grupo ECOSIMPA, desenvolvendo pesquisa nas Ciências Agrárias e Ambientais, com especialidade em tratamento e interpretação de dados relacionados a contaminação ambiental. Pesquisador, colaborador do Projeto Desenvolvimento do Índice de Qualidade das Florestas de manguezais na Baia de Todos Santos (BTS), Bahia, Chamada MCTIC/CNPq - Nº 21/2017 ? Pesquisa e Desenvolvimento em Ações Integradas e Sustentáveis nas Baías do Brasil (UFRB). Atualmente docente da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) onde ministra as disciplinas; TEC 196_Aproveitamento de Recursos Hídricos, TEC 212_Manejo de Água e TEC 214_Agrometereologia e Climatologia, EXA 369_Geociências para o ensino, EXA 520 Pedologia e EXA 513_Oceanografia. Além de desenvolver o projeto de pesquisa intitulado Caracterização Molecular Avançada, CONSEPE 026/2018.

Referências

ABIYE, T., BYBEE, G.; LESHOMO, J. Fluoride concentrations in the arid Namaqualand and the Waterberg groundwater, South Africa: Understanding the controls of mobilization through hydrogeochemical and environmental isotopic approaches. Groundwater for Sustainable Development, v. 6, p. 112–120, 2018. https://doi.org/10.1016/j.gsd.2017.12.004

ALCAIDE A.L.; VERONESI, O. Prevalência de Fluorose dental na cidade de Icém. Revista da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, São Paulo, v.33, p.99-105, 1979.

ALMEIDA, T. F. D.; CANGUSSU, M. C. T.; CHAVES, S. C. L.; AMORIM, T. M. Condições de saúde bucal em crianças, adolescentes e adultos cadastrados em unidades de Saúde da Família do município de Salvador, estado da Bahia, Brasil, em 2005. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v.21, n.1, p.109-118, 2012. https://doi.org/10.5123/S1679-49742012000100011

ALVES, N. C.; ORENHA, E. S.; RECHE, N. S. G.; PELLI, M. P. S. Prevalência de fluorose dentária na dentição decídua em crianças participantes de programas de prevenção e promoção de saúde no município de Marília-SP. Rev Fac Odontol Bauru, v. 10, n. 3, p. 156-163, 2002.

AMERICAN PUBLIC HEALTH ASSOCIATION (APHA); AMERICAN WATER WORKS ASSOCIATION (AWWA); WATER ENVIRONMENT FEDERATION (WEF). Standard methods for examination of water and wastewater. 19. ed. Washington, USA: D.C. APHA. 1995.

ANDO, T.; CARDOSO, H.M.; ANDRADE, J.R.L. Alguns aspectos da Fluorose dentária. Revista da Faculdade de Odontologia de São Paulo, São Paulo, v.13, p.269-276, 1975.

APAMBIRE, W. B.; BOYLE, D.R.; MICHEL, F. A. Geochemistry, genesis, and health implications of fluoriferous groundwaters in the upper Regions of Ghana. Environmental Geology, v.33, n.1, p.13-24, 1997. https://doi.org/10.1007/s002540050221

AZCURRA, A.I.; BATTELLINO, L.J.; CALAMARI, S.E.; DORRONSORO DE CATTONI, S.T.; KREMER, M.; LAMBERGHINI, F.C. Estado de salud bucodental de escolares residentes en localidades abastecidas con agua de consumo humano de muy alto y muy muy bajo contenido de fluoruros. Revista de Saúde Pública, v.29, n.5, p. 364-375, 1995. https://doi.org/10.1590/S0034-89101995000500005

BARATHI, M.; KUMAR, A. S. K.; RAJESH, N. Impact of fluoride in potable water—An outlook on the existing defluoridation strategies and the road ahead. Coordination Chemistry Reviews, v.387, n.15, p.121–128, 2019. https://doi.org/10.1016/j.ccr.2019.02.006

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria de Consolidação GM/MS nº. 888/21, de 4 de Maio de 2021. Altera o Anexo XX da Portaria de Consolidação GM/MS nº 5, de 28 de setembro de 2017, para dispor sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Diário Oficial da União, 07 de maio de 2021. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-gm/ms-n-888-de-4-de-maio-de-2021-318461562. Acesso em: 27.05.2022.

BUSCARIOLO, I. A.; PENHA, S. S.; ROCHA, R. G. Intoxicação crônica por flúor. Prevalência de fluorose dentária em escolares. Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada, v.27, n.1, p.83-87, 2006.

BUCK, B. J.; LONDONO, S. C.; MCLAURIN, B. T.; METCALF, R.; MOURI, H.; SELINUS, O.; SHELEMBE, R. The emerging field of medical geology in brief: some examples. Environmental Earth Sciences, v. 75, n. 6, p. 1-13, 2016. https://doi.org/10.1007/s12665-016-5362-6

CAMPOS, D. L.; FARIAS, D. G. D.; TOLEDO, O. A. D.; BEZERRA, A. C. B. Prevalência de fluorose dentária em escolares de Brasília-Distrito Federal. Revista de Odontologia da Universidade de São Paulo, v.12, n.3, p.225-230, 1998. DOI: 10.1590/S0103-06631998000300005

CANGUSSU, M. C. T.; COELHO, E. O.; CASTELLANOS-FERNANDES, R. A. Epidemiologia e iniquidade em saúde bucal aos 5, 12 e 15 anos de idade no município de Itatiba, São Paulo, 2000. Rev Fac Odontol Bauru, v. 9, n. 1/2, p. 77-85, 2001.

CANGUSSU, M. C. T.; NARVAI, P. C.; FERNANDEZ, R. C.; DJEHIZIAN, V. A fluorose no Brasil: uma revisão crítica. Cad. Saúde Pública, v.1: p.7-15, 2002. https://doi.org/10.1590/S0102-311X2002000100002.

CANGUSSU, M. C. T.; FERNANDEZ, R.A.C.; RIVAS, C.C.; FERREIRA-JR, C.; SANTOS, L.C.S. Prevalência de fluorose dentária em escolares de 12 e 15 anos de idade em Salvador, Bahia, Brasil, 2001. Cadernos de Saúde Pública, v.20, p.129-135, 2004. https://doi.org/10.1590/S0102-311X2004000100028

CAPELLA, L. F., CARCERERI, D. L., PAIVA, S. M. D., ROSSO, R. A., PAIXÃO, R. D. F., SALTORI, E. K., FREITAS, A. R. R., ZENKNER, J. E. A., BARROS FILHO, M. A. D. Ocorrência de fluorose dentária endêmica. Revista Gaúcha de Odontologia, v.37, p. 371-375, 1989.

CHAUDHRY, M.; PABHAKAR, I.; GUPTA, B.; ANAND, R.; SEHRAWAT, P.; THAKAR, S. Prevalence of dental fluorosis among adolescents in schools of Greater Noida, Uttar Pradesh. Journal of Indian Association of Public Health Dentistry, v.15, n.1, p.36-36, 2017. https://doi.org/10.4103/jiaphd.jiaphd_144_16

CHEN, Y.; YAN, W.; HUI, X. U. Treatment and prevention of skeletal fluorosis. Biomedical and Environmental Sciences, v.30, n.2, p.147–149, 2017. http://dx.doi.org/10.3967/bes2017.020

COMBER, H.; DEADY, S.; MONTGOMERY, E., GAVIN, A. Drinking water fluoridation and osteosarcoma incidence on the island of Ireland. Cancer Causes & Control, v.22: p. 919-924, 2011.

CORTÊS, D.F.; ELLWOOD, R.P.; O’MULLANE, D.M.; BASTOS, J.R. Drinking water fluoride levels, dental fluorosis and caries experience in Brazil. Journal of Public Health Dentistry, v.56, n.4, p. 226-228, 1996. https://doi.org/10.1111/j.1752-7325.1996.tb02441.x.

COSTA, S. M.; ABREU, M. H. N. G.; VARGAS, A. M. D.; VASCONCELOS, M.; FERREIRA, E.; CASTILHO, L. S. Cárie dentária e fluorose endêmica em distritos rurais de Minas Gerais, Brasil. Revista Brasileira de Epidemiologia, v.16, p.1021- 1028, 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X201300040002

COSTA, D. A. Controle lito-estrutural e estratigráfico na hidrogeoquímica e nas concentrações de fluoreto no Sistema Aquífero Cárstico - Fissural do Grupo Bambuí, norte de Minas Gerais. 131 f. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/MPBB-8JNPEM. Acesso em: 27.052022.

COUTINHO, C. A. M. A fluorose dentária na região cárstica do município de Santana-BA: definição de áreas de risco para consumo humano das águas subterrâneas com base nos dados hidroquímicos e epidemiológicos. 106 f. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014. Acesso em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21533. Disponível em: 27.05.2022.

COUTINHO, C. A. M.; OLIVEIRA, E. A. S. O.; CRUZ, M. J. M.; GONÇALVES, M. V. P.; ALENCAR, C. M. M.; DA PORCIÚNCULA, D. C. L.; SILVA, A. C. M.; BATISTA, F. S. Fluoride in groundwater and dental fluorosis in the municipality of Lauro de Freiras, Metropolitan Region of Salvador, Bahia (BR). International Journal of Health Science, v. 2, n. 22, p.1-23, 2022a. http://doi.org./10.22533/at.ed.1592272205069

CRAIG, L.; THOMAS, J. M.; LUTZ, A.; DECKER, D. L. Determining the optimum locations for pumping low-fluoride groundwater to distribute to communities in a fluoride area in the Upper East Region, Ghana. Chemical Geology, v.476, p. 481–492, 2018. https://doi.org/10.1016/j.chemgeo.2017.12.001

CRUZ, M. J. M.; COUTINHO, C. A. M.; GONÇALVES, M.V.P. The Dental fluorosis on Santana karst region, Bahia State, Brazil. Journal of Geography, v.3, n. 2, p. 51-67, 2015. http://dx.doi.org/10.15640/jges.v3n2a3

CURY, J. A.; RICOMINI-FILHO, A. P.; BERTI, F. L. P.; TABCHOURY, C. P. Systemic effects (risks) of water fluoridation. Brazilian Dental Journal, v. 30, n.5, p. 421-428, 2019. https://doi.org/10.1590/0103-6440201903124

DEAN, H.T.; JAY, P.; ARNOLD Jr, F. A. ELVOVE, E. Domestic water and dental caries. II. A study of 2,832 white children, aged 12 to 14 years, of 8 suburban Chicago communities, including Lactobacillus acidophilus studies of 1,761 children. Public Health Rep., v.56, n.15, p. 761–9, 1941. http://doi.org./10.2307/4583693

DE SOUZA, C. F. M.; DE ABREU, T. D.; BARBOSA, G. S. D.; DE MELO, C. L. J. A.; ADRIANO, M. S. P. F. Perfil de saúde bucal em escolares residentes em uma região endêmica de fluorose dental. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, v.6, n.2, p.181-188, 2018. http://doi.org./10.18554/refacs.v6i2.2813

DING, Y.; SUN, H.; HAN, H.; WANG, W.; JI, X.; LIU, X.; SUN, D. The relationships between low levels of urine fluoride on children's intelligence, dental fluorosis in endemic fluorosis areas in Hulunbuir, Inner Mongolia, China. Journal of hazardous materials, v.186, n.2-3, p.1942-1946, 2011. http://doi.org./10.1016/j.jhazmat.2010.12.097

DITTERICH, R. G.; PORTERO, P. P.; GABARDO, M. C. L.; WAMBIER, D. S. Prevalência de fluorose dentária e de opacidades de origem não-fluorótica em áreas com e sem fluoretação artificial da água de abastecimento público. Arquivos em Odontologia, v.44, p.11-17, 2008.

DOZAL, S.R.; HERRERA, M.A.; CIFUENTES, E.; BARRAZA, A.; RODRÌGUEZ, J.L.; & SANIN, L. H. 2005. Dental fluorosis in rural communities of Chihuahua, Mexico. Fluoride, v.38, n.2, p.143-150, 2005.

FORDYCE, F. M.; VRANA, K.; ZHOVINSKY, E.; POVOROZNUK, V.; TOTH, G.; HOPE, B. C.; ILJINSKY, U.; BAKER, J. A. A health risk assessment for fluoride in Central Europe. Environ Geochemistry and Health, v.29, n.2, p. 83-102, 2007. http://doi.org./10.1007/s10653-006-9076-7

FORTE, F. D. S.; FREITAS, C. H. S. M.; SAMPAIO, F. C.; JARDIM, M. C. A. M. Fluorose dentária em crianças de Princesa Isabel, Paraíba. Pesquisa Odontológica Brasileira, v.15, n.2, p. 87-90, 2001. http://doi.org./10.1590/S1517-74912001000200002

FRAZÃO, P.; PERES, M. A; CURY, J. A. Qualidade da água para consumo humano e concentração de fluoreto. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 45 (5), p. 964-973, 2011. https://doi.org/10.1590/S0034-89102011005000046

FRAZÃO, P.; ELY, H. C.; NORO, L. R. A.; PINHEIRO, H. H. C.; CURY, J. A. The surveillance framework of water and the reporting of fluoride concentration indicators. Saúde em Debate, v. 42, n. 116, p. 274-286, 2018. https://doi.org/10.1590/0103-1104201811622

FUJIBAYASHI, S.Y.; ARCHETTI, F.B.; PIZZATTO, S.; LOSSO, E.M.; PIZZATTO, E. Severidade de fluorose dental em um grupo de Escolares. Revista Sul-Brasileira de Odontologia, v.8, n.2, p. 168-173, 2011.

FURTADO, G.E.S.; SOUZA, M.L.R.; BARBOSA, T.S.; WADA, R.S.; MMARTINEZ-MIER, E.L.A.; ALMEIDA, M. E. L. Percepção da fluorose dentária e avaliação da concordância entre pais e filhos: validação de um instrumento. Cadernos de Saúde Pública, v.28, n.8, p. 1493-1505, 2012. http://doi.org./10.1590/S0102-311X2012000800008

GARCÍA, M.; LECOMTE, K.L.; STUPAR, Y.; FORMICA, S.M.; BARRIONUEVO, M.; VESCO, M.; GALLARÁ, R.; PONCE, R. Geochemistry and health aspects of F-rich mountainous streams and groundwaters from sierras Pampeanas de Cordoba, Argentina. Environmental Earth Sciences, v.65, n.2, p. 535-545, 2012. http://doi.org./10.1007/s12665-011-1006-z

GARCIA-PÉREZ, A.; IRIGOYEN-CAMACHO M.E.; BORGES-YÁÑEZ, A.S.; ZEPEDA-ZEPEDA, M.A.; BOLONHA-GALLARDO, I.; MAUPOMÉ, G. Impact of caries and dental fluorosis on oral health-related quality of life: a cross-sectional study in schoolchildren receiving water naturally fluoridated at above-optimal levels. Clin Oral Invest., v.11, n.8, p.371-377.5, 2017. http://doi.org./10.1007/s00784-017-2079-1

GEVARA, P.; MOURI, H.; MORONGA, G. Occurrence of fluorosis in a population living in a high-fluoride groundwater area: Nakuru area in the Central Kenyan Rift Valley. Environ Geochem Health, v.41, n.2, p.829-840, 2019. http://doi.org./10.1007/s10653-018-0180-2

GALAGAN, D. J.; VERMILION, J. R. Determining optimum fluoride concentrations. Pulic health reports, v.72, n.6, p. 491, 1957. http://dx.doi.org/10.2307/4589807

GALLARÁ, R. V.; PIAZZA, L.; PIÑAS, M.; EUGENIA, M. Fluorosis endémica en zonas rurales del norte y noreste de la provincia de Cordoba, Argentina. Revista de Salud Pública, v. XV, n. 1, p. 40-48, 2011. http://dx.doi.org/10.31052/1853.1180.v15.n1.7010

GHESQUIÈRE, O.; WALTER, J.; CHESNAUX, R.; ROULEAU, A. Scenarios of groundwater chemical evolution in a region of the Canadian Shield based on multivariate statistical analysis. Journal of Hydrology: Regional Studies, v. 4, p. 246-266, 2015. https://doi.org/10.1016/j.ejrh.2015.06.004

GONÇALVES, M. V. P.; CRUZ, M. J. M.; COUTINHO, C. A. M.; SALES, E. F. Flúor em Água Subterrânea usada pelo Sistema de Abastecimento Público do Município de Serra do Ramalho, Bahia, 2011. Águas Subterrâneas. Disponível em: https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/28171. Acesso em: 27.05.2022.

GONÇALVES, M. V. P. Flúor no Aquífero Bambuí no Sudoeste da Bahia (Brasil). Tese (Doutorado em Geologia), Universidade Federal da Bahia, Salvador. 2014. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21531. Acesso em: 27.05.2022.

GONÇALVES, M. V. P.; CRUZ, M. J. M.; SANTOS, R. A.; JUNIOR, A. B. D. S. R.; COUTINHO, C. A. M. Flúor na água do aquífero Bambuí no oeste da Bahia (Brasil). Brazilian Journal of aquatic Science and technology, v.22, n.1, p.10-21, 2018a.

GONÇALVES, M. V. P.; CRUZ, M. J. M.; ALENCAR, C. M. M.; SANTOS, R. A.; RAMOS JUNIOR, A. B. S. et al. Geoquímica e qualidade da água subterrânea no município de Serra do Ramalho, Bahia (BR). Engenharia Sanitária e Ambiental, v.23, n.1, p. 159-172, 2018b. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522018167893.

GONÇALVES, M. V. P.; SANTOS, R. A.; JUNIOR, A. B. D. S. R.; COUTINHO, C. A. M.; CRUZ, M. J. M.; DA CUNHA, M. P. Flúor na água subterrânea de Feira da Mata e Santana (BA): comparação dos teores do fluoreto e saúde. Geochimica Brasiliensis, v. 33, n. 2, p. 175-175, 2019. https://doi.org/10.21715/GB2358-2812.2019332175

GONÇALVES, M. P.; SANTOS, R. A.; RAMOS JUNIOR, A. B. S.; BATISTA, F. S.; SILVA, A. C. M.; CRUZ, M. J. M.; COSTA, A. B. Caracterização isotópica e qualidade das águas subterrâneas no município de Serra do Ramalho, Bahia (Brasil). Geochimica Brasiliensis, v.34, p.1, n.38-58, 2020a. http://doi.org./10.21715/GB2358-2812.2020341038

GONÇALVES, M.V.P.; SANTOS, R. A.; COUTINHO, C.A.M; CRUZ, M. J. M. Fluoride levels in the groundwater and prevalence of dental flurosis in the municipality of Santana, um region karstic of West Bahia, Brazil. In Groundwater Hydrology. IntechOpen. 2020b. http://dx.doi.org/10.5772/intechopen.85007

GONÇALVES, M. V. P.; COUTINHO, C. A. M.; CRUZ, M. J. M.; SANTOS, R. A.; PORCIÚNCULA, D.C. L.; RAMOS JÚNIOR, A. B. S. Geosciences, distribution of fluoride in groundwater and prevalence of endemic dental fluorosis in the municipality of Santana, Bahia (BR). International Journal of Health Science, v. 2, n. 22, p.1-23, 2022a. http://doi.org./10.22533/at.ed.1592222230041

GONÇALVES, M. V. P.; CRUZ, M. J. M.; SANTOS, R. A.; ALENCAR, C. M. M.; DA PORCIÚNCULA, D. C. L.; RAMOS JUNIOR, A. B. S. Comportamento sazonal dos níveis do fluoreto nas águas subterrâneas (2010 a 2012) e riscos à saúde bucal em Serra do Ramalho, Bahia (BR). Concilium, v.22, n.4, p.44-63, 2022b. http://doi.org./10.53660/CLM-291-306

HANDA, B. K. Geochemistry and genesis of Fluoride‐Containing ground waters in india. Groundwater, v. 13, n. 3, p. 275-281, 1975. https://doi.org/10.1111/j.1745-6584.1975.tb03086.x

HARITASH, A. K.; AGGARWAL, A.; SONI, J. SHARMA, K.; SAPRA, M.; SINGH, B. Assessment of fluoride in groundwater and urine, and prevalence of fluorosis among school children in Haryana, India. Applied Water Science, v.8, n.2, p.51-58, 2018. http://doi.org./doi.org/10.1007/s13201-018-0691-0

HU, S.; LUO, T.; JING, C.. Principal component analysis of fluoride geochemistry of groundwater in Shanxi and Inner Mongolia, China. Journal of Geochemical Exploration, v. 135, p. 124-129, 2013. https://doi.org/10.1016/j.gexplo.2012.08.013

INDERMITTE, E.; SAAVA, A.; KARRO, E. Exposure to high fluoride drinking water and risk of dental fluorosis in Estonia. International Journal of Environmental Research and Public Health, v.6, n.2, p.710-721, 2009. http://doi.org./10.3390/ijerph6020710

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE); SUPERINTENDÊNCIA DE ESTUDOS ECONÔMICOS E SOCIAIS DE BAHIA (SEI). Cartas Plani-Altimétricas do Estado da Bahia. Escala 1:100.000. 2008.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Dados do Censo demográfico. Diário Oficial da União de 24/11/2010, Brasília. 2010.

INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA (INMET). Balanço hídrico e dados climatológicos. Mapa Climatológico de Precipitação Pluviométrica Acumulada Anual (1931-1990), 2011 e 2012. Disponível em: < www.inmet.gov.br >. Acesso em: 10 mar. 2016.

JARQUÍN-YAÑEZ, L.; MEJÍA-SAAVEDRA, J. J.; MOLINA-FRECHERO, N.; GAONA, E., ROCHA-AMADOR, D. O.; LÓPEZ-GUZMÁN, O. D.; BOLOGNA-MOLINA, R. Association between Urine Fluoride and Dental Fluorosis as a Toxicity Factor in a Rural Community in the State of San Luis Potosi. The Scientific World Journal, v. 2015: p.1-6, 2015. http://doi.org./10.1155/2015/647184

JORDÃO, L. M. R.; VASCONCELOS, D. N.; MOREIRA, R. S.; FREIRE, M. C. Fluorose dentária: prevalência e fatores associados em escolares de 12 anos de Goiânia, Goiás. Revista Brasileira de Epidemiologia, v.18, n.3, p. 568-577, 2015. http://doi.org./https://doi.org/10.1590/1980-5497201500030004

JUÁREZ-LÓPEZ, M.L.A.; HUÍZAR-ÁLVAREZ, R.; MOLINA-FRECHERO, N.; MURRIETA-PRUNEDA, F.; CORTÉS-AGUILERA, Y. Fluorine in water and dental fluorosis in a community of Queretaro State Mexico. Journal of Environmental Protection, v.2, p.744-749, 2011. http://doi.org./10.4236/jep.2011.26086

KOMATI, S. H.; FIGUEIREDO, B. R. Flúor em água e prevalência de fluorose em Amparo (SP). Geociências (São Paulo), v. 32, n.3, p. 547-559, 2013.

KUMAR, S.; VENKATESH, A. S.; SINGH, R.; UDAYABHANU, G.; SAHA, D. Geochemical signatures and isotopic systematics constraining dynamics of fluoride contamination in groundwater across Jamui district, Indo-Gangetic alluvial plains, India. Chemosphere, v.205, p.493–505, 2018. https://doi.org/10.1016/j.chemosphere.2018.04.116

LARQUIN, N.L., ÁLVAREZ, M.L., COCA, A.M.D., VALE, L.G., BETANCOURT, J.C. Fluorosis dental en escolares de una zona rural de Camagüey. Revista Electrónica Dr. Zoilo E. Marinello Vidaurreta, v.40, n.1, p.1-6, 2015.

LEMOS, J.C.; LIMA, S.D.C. A geografia médica e as doenças infecto-parasitárias. Caminhos de geografia, v.3, n.6, p. 74-86, 2002.

LOGAN, J. Interpretação de Análises Químicas da Água. U.S. Agency for International Development, Recife, 1965. 75p.

LI, Y., WANG, F.; FENG, J.; LV, J. P.; LIU, Q.; NAN, F. R. Long term spatial–temporal dynamics of fluoride in sources of drinking water and associated health risks in a semiarid region of Northern China. Ecotoxicology and Environmental Safety, v.171, p.274–280, 2019. https://doi.org/10.1016/j.ecoenv.2018.12.090

LIU, G., YE, Q., CHEN, W., ZHAO, Z., LI, L., LIN, P. Study of the relationship between the lifestyle of residents residing in fluorosis endemic areas and adult skeletal fluorosis. Environmental Toxicology and Pharmacology, v.4, n.1, p.326–332, 2015. https://doi.org/10.1016/j.ecoenv.2018.12.090

MALTZ, M.; SILVA, B. B.; SCHAEFFER, A.; FARIAS, C. Prevalência de fluorose em duas cidades brasileiras, uma com água artificialmente fluoretada e outra com baixo teor de flúor, em 1987 e 1997/98. Revista Da Faculdade De Odontologia De Porto Alegre, v.41, p. 51-55, 2000. http://doi.org./10.22456/2177-0018.7767

MIRANDA, F. P. de; CERICATO, G. O. Fluorose dentária em escolares de 12 anos do município de Ibirapuitã (RS). Journal of Oral Investigations, v. 5, n. 2, p. 16-22, 2017. http://doi.org./10.18256/2238-510X/j.oralinvestigations.v5n2p16-22

MARTINS, C.C.; PINHEIRO, N.R.; PAIVA, S.M. Percepção de fluorose dentária sob ótica dos pais de crianças portadoras: até que ponto o comprometimento estético dos dentes é aceitável? J Bras Odontopediatr Odontol Bebê, v.6, n.33, p.413-418, 2003.

MERKEL, B. J.; PLANER-FRIEDRICH, B. Geoquímica de águas subterrâneas: um guia prática de modelagem de sistemas aquáticos naturais e contaminados. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 2012. 244 pp

MIKKONEN, H. G.; VAN DE GRAAFF, R.; MIKKONEN, A. T.; CLARKE, B. O.; DASIKA, R., WALLIS, C. J. Environmental and anthropogenic influences on ambient background concentrations of fluoride in soil. Environmental Pollution, v.242, p.1838–1849, 2018. https://doi.org/10.1016/j.envpol.2018.07.083

MISI, A.; IYER, S. S., COELHO, C. E. S.; TASSINARI, C. C. G.; FRANCA-ROCHA, W. J. S.; GOMES, A. S.; CUNHA, I. A.; TOULKERIDIS, T.; SANCHES, A. L. A metalogenic evolution model for the lead-zinc deposits of the Meso and Neoproterozoic sedimentary basins of the São Francisco Cráton, Bahia and Minas Gerais, Brazil. Revista Brasileira de Geociências, v.30, n.2, p.302-305, 2000. https://doi.org/10.25249/0375-7536.2000302302305

MISI, A.; KAUFMAN, A. J.; AZMY, K.; DARDENNE, M. A.; SIAL, A. N.; DE OLIVEIRA, T. F. Neoproterozoic successions of the Sao Francisco Craton, Brazil: the Bambui, Una, Vazante and Vaza Barris/Miaba groups and their glaciogenic deposits. Geological Society. Memoirs (London), v.36, n.1, p.509-522, 2011. https://doi.org/https://doi.org/10.1144/M36.48

MOIMAZ, S. A. S.; SALIBA, O.; MARQUES, L. B.; GARBIN, C. A. S.; SALIBA, N. A. Dental fluorosis and its influence on children’s life. Brazilian Oral Research, v.29, n.1, p.1-7, 2015. http://doi.org./10.1590/1807-3107BOR-2015.vol29.0014

MORO, L.; VARASCHINI, É. L.; BIGHETTI, T. I.; DE CASTILHOS, E. D. Condições de saúde bucal de escolares de 12 anos de idade, município de Água Santa, Rio Grande do Sul, Brasil. Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre, v.50, n.2, p.12-17, 2009. https://doi.org/10.22456/2177-0018.8973

MOURI, Hassina. Medical Geology and its relevance in Africa. South African Journal of Science, v. 116, n. 5-6, p. 1-2, 2020. https://doi.org/10.17159/sajs.2020/7699

NASEEM, S.; RAFIQUE, T.; BASHIR, E.; BHANGER, M. I.; LAGHARI, A.; USMANI, T. H. Lithological influences on occurrence of high-fluoride groundwater in Nagar Parkar Area, Thar Desert, Pakistan. Chemosphere, v.78, n.11, p. 1313–1321, 2010. https://doi.org/10.1016/j.chemosphere.2010.01.010

OLIVEIRA-JUNIOR, S. R.; CANGUSSU, M. C.T.; LOPES, L. S.; SOARES, A. P.; RIBEIRO, A. A.; FONSECA, L. A. Fluorose dentária em escolares de 12 e 15 anos de idade. Salvador, Bahia, Brasil, nos anos 2001 e 2004. Cadernos de Saúde Pública, v. 22, n.6, p. 1201-1206, 2006. https://doi.org/10.1590/S0102-311X2006000600009

OLLIE, Y. Y.; ZHAO, I. S.; MEI, M. L.; LO, E. C.; CHU, C. H. Caries-arresting effects of silver diamine fluoride and sodium fluoride on dentine caries lesions. Journal of Dentistry, v.78, p.65-71, 2018. https://doi.org/10.1016/j.jdent.2018.08.007

PAHUJA, M.; PRADHAN, S.; NAGAR, V. Knowledge, attitude, and esthetic perceptions about dental fluorosis amongst the rural population in Meerut District, Uttar Pradesh. Indian Journal of Dental Sciences, v. 11, n. 1, p. 12, 2019. https://doi.org/10.4103/IJDS.IJDS_65_18

PAIATO, A. P.; SILVA, P.R.; LOPES, M. C.; FRIAS, A. C.; CROSATO, E. M. et al. Percepção da Fluorose em Escolares de Rio Grande da Serra – SP e Fatores Associados. Estudo de Base Populacional. Rev. Saúde. Com, v.11, n.2, p. 147-155, 2015.

PARKHURST, D. L.; APPELO, C. A. J. Description of input and examples for PHREEQC version 3-A computer program for speciation, batch-reaction, one-dimensional transport, and inverse geochemical calculations: U.S. Geological Survey Techniques and Methods, book 6, Chap. A43, 2013. 497 p. Disponível em: <http://pubs.usgs.gov/tm/06/a43>. Acesso em: 25 jul. 2013.

PIPER, Arthur M. A graphic procedure in the geochemical interpretation of water‐analyses. Eos, Transactions American Geophysical Union, v. 25, n. 6, p. 914-928, 1944. https://doi.org/10.1029/TR025i006p00914

PORTO, M. F.; MARTINEZ-ALIER, J. Ecologia política, economia ecológica e saúde coletiva: interfaces para a sustentabilidade do desenvolvimento e para a promoção da saúde. Cadernos de Saúde Pública, v. 23, p. S503-S512, 2007. https://doi.org/10.1590/S0102-311X2007001600011

RAMIRES, I.; PESSAN, J.P.; LEVY, F. M.; RODRIGUES, M. H. C.; ALMEIDA, B. S.; KATO, M. T.; SALES PERES, S.H.C.; BUZALAF, M.A.R. Prevalence of dental fluorosis in Bauru, São Paulo, Brazil. Journal of Applied Oral Science, v.15, n. 2, p.140-143, 2007. https://doi.org/10.1590/S1678-77572007000200013

RASHID, A.; GUAN, D. X.; FAROOQI, A.; KHAN, S.; ZAHIR, S.; JEHAN, S. Fluoride prevalence in groundwater around a fluorite mining area in the flood plain of the River Swat, Pakistan. Science of the Total Environment, v.635, p.203–215, 2018. https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2018.04.064

RAO, S. N. High-fluoride groundwater. Environmental monitoring and assessment, v. 176, n. 1, p. 637-645, 2011. https://doi.org/10.1007/s10661-010-1609-y

RIGO, L.; SABADIN, C. S.; WIETHOLTER, P.; SOLDA, C.; FLORES, R. A. Prevalência de fluorose dentária em crianças de uma escola municipal de Passo Fundo/RS. Full dent. sci, v.5, n.19, p. 472-476, 2014. https://doi.org/10.1590/S1413-81232010000700055

ROISENBERG, C.; VIERO, A. P.; ROISENBERG, A.; SCHWARZBACH, M. S.; MORANTE, I. C. Caracterização geoquímica e gênese dos principais íons das águas Subterrâneas de Porto Alegre, RS. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v. 8, n. 4, p. 137-147, 2003.

SACHDEV, R.; GARG, K.; SHWETAM, S.; SRIVASTAVA, A.R. Assessment of dental fluorosis and dental caries among 8–16-year-old schoolchildren in Kanpur rural region, Uttar Pradesh. Amrita Journal of Medicine, v.17, p.121-126, 2021. https://doi.org/10.4103/AMJM.AMJM_33_21

SAMPAIO, L. S. F.; ALMEIDA, T. F.; SILVA, R. A. Prevalência e impacto da fluorose dentária na qualidade de vida em escolares de uma ONG em Salvador, Bahia. Revista de Saúde Coletiva (UEFS), v. 9, p.179-185, 2019. DOI: 10.13102/rscdauefs.v9i0.4367

SANTOS, R. A. Hidrogeoquímica dos Domínios Cársticos de Irecê, Bahia-Brasil. 2017. 82 f. Tese (Doutorado), Universidade Federal da Bahia, Salvador, Brasil. 2017. Acesso em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25830. Disponível em: 22.05.2022.

SELINUS, O. Medical Geology: an emerging speciality. Terrae, v. 1, n. 1, p. 1-8, 2004. Disponível em: https://people.wou.edu/~taylors/g473/med_geo/selinus_2004.pdf. Acesso em: 03.06.2022.

SINGH, G.; KUMARI, B.; SINAM, G.; KUMAR, N.; MALLICK, S. Fluoride distribution and contamination in the water, soil and plants continuum and its remedial technologies, an Indian perspective—A review. Environmental Pollution, v.239, p.95–108, 2018. https://doi.org/10.1016/j.envpol.2018.04.002

SILVA, C. R. D.; FIGUEIREDO, B. R.; DE CAPITANI, E. M. Geologia médica no Brasil. In: SILVA, C. R. D.; FIGUEIREDO, B. R.; DE CAPITANI, E. M.; CUNHA, F. G. D. (Org.). Geologia Médica no Brasil: efeitos dos materiais e fatores geológicos na saúde humana e meio ambiente. Rio de Janeiro: CPRM - Serviço Geológico do Brasil, 2006.

SILVA, C. R.; VIGLIO, E.; QUINTARELLI, J. M. Geochemical megaprovince of fluorine and endemic fluorosis in the middle São Francisco river, Minas Gerais-Bahia, Brazil. Journal of the Geological Survey of Brazil, v. 3, n. 3, p. 211-224, 2020. http://dx.doi.org/10.29396/jgsb.2020.v3.n3.5

SILVA, B. B.; MALTZ, M. Prevalência de cárie, gengivite e fluorose em escolares de 12 anos de Porto Alegre-RS, Brasil, 1998/1999. Pesquisa Odontológica Brasileira, v. 15, n. 3, p. 208-214, 2001. https://doi.org/10.1590/S1517-74912001000300006

SILVA, A. P.; ROSA, D. P.; BIGUETTI, T. I.; CASTILHOS, E. D. Prevalência de fluorose dentária nos municípios de Sobradinho e Tavares, Rio Grande do Sul, 2010. Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre, v.51, n.3, p.19-24, 2010. https://doi.org/doi.org/10.22456/2177-0018.24728

SOARES, F.F.; VALVERDE, L.F.; SILVA, R.D.C.R.; CANGUSSU, M. C. T. Prevalência e severidade de fluorose em escolares do município de São Francisco do Conde-BA, 2010. Revista de Odontologia UNESP, v.41, n.5, p.318-323, 2012. https://doi.org/10.1590/S1807-25772012000500004

SPOHR, A. R.; MENEGAZ, A. M.; FAVETTI, M.; FLORES, R. Z.M.; HORN, T. BENETTI, T.; BIGHETTI, T. I. Prevalência de Fluorose Dentária em Adolescentes de Escolas Municipais da Área Urbana do Município de Pelotas/RS, 2010. Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre, v.51, n.3, p.5-10, 2010. https://doi.org/10.22456/2177-0018.25266

STEPEC, D.; TAVCˇAR, G.; PONIKVAR-SVET, M. Fluorine in vegetation due to an uncontrolled release of gaseous fluorides from a glasswork: A case study of measurement uncertainty, dispersion pattern and compliance with regulation. Environmental Pollution, v.248, p.958–964, 2019. https://doi.org/10.1016/j.envpol.2019.02.046

TEIXEIRA, A. K. M.; MENEZES, L. M. B. D.; DIAS, A. A.; ALENCAR, C. H. M. D.; ALMEIDA, M. E. L. D. Análise dos fatores de risco ou de proteção para fluorose dentária em crianças de 6 a 8 anos em Fortaleza, Brasil. Revista Panamericana de Salud Pública, v.28, n.6, p. 421-428, 2010.

TOASSI, R.F.C.; ABEGG, C. Fluorose dentária em escolares de um município da serra gaúcha, Rio Grande do Sul, Brasil. Cad. Saúde Públ. Rio de Janeiro, v.21, n.2, p. 652-655, 2005. https://doi.org/10.1590/S0102-311X2005000200035

UCHÔA, H.W.; SALIBA, N.A. Prevalência de fluorose dental na cidade de Pereira Barretos. Boletim do Serviço de Odontologia Sanitária da Secretaria de Saúde, v.6, p.11-16, 1970.

VAZQUEZ-ALVARADO, P.; PRIETO-GARCÍA, F.; CORONEL-OLIVARES, C.; GORDILLOMARTINEZ, A.J.; ORTIZ-ESPINOSA, R.M. Fluorides and dental fluorosis in students from Tula de Allende Hidalgo, Mexico. Journal of Toxicology and Environmental Health Sciences, v.2, n.3, p.24-31, 2010. https://doi.org/10.5897/JTEHS.9000036

VELÁSQUEZ, L. N. M.; FANTINEL, L. M.; FERREIRA, E. F.; CASTILHO, L. S.; UHLEIN, A.; VARGAS, A. M. D.; ARANHA, P. R. A. Fluorose dentária e anomalias de flúor na água subterrânea no município de São Francisco, Minas Gerais. In: SILVA, C. R.; FIGUEIREDO, B. R.; DE CAPITANI, E. M.; CUNHA, F. G. (Org). Geologia Médica no Brasil: efeitos dos materiais e fatores geológicos na saúde humana e meio ambiente. Rio de Janeiro: CPRM - Serviço Geológico do Brasil, p.110-117, 2006.

VIKAS, C.; KUSHWAHA, R.; AHMAD, W.; PRASANNAKUMAR, V.; REGHUNATH, R. Genesis and geochemistry of high fluoride bearing groundwater from a semi-arid terrain of NW India. Environmental earth sciences, v. 68, n. 1, p. 289-305, 2013. https://doi.org/10.1007/s12665-012-1739-3

ZHENG, D.; LIU, Y.; LUO, L., SHAHID, M. Z.; HOU, D. Spatial variation and health risk assessment of fluoride in drinking water in the Chongqing urban areas, China. Environmental Geochemistry and Health, v.239, p.1-17, 2020. https://doi.org/10.1007/s10653-020-00532-3

ZUO, H.; CHEN, L.; KONG, M., QIU, L.; LU, P.; WU, P. Toxic effects of fluoride on organisms. Life Sciences, v.198, p.18–24, 2018. https://doi.org/10.1016/j.lfs.2018.02.001

YADAV, J.P.; LATA, S.; KATARIA, S.K.; KUMAR, S. Fluoride distribution in groundwater and survey of dental fluorosis among school children in the villages of the Jhajjar District of Haryana, India. Environmental Geochemistry and Health, v.31, n.4, p. 431-438, 2009. https://doi.org/10.1007/s10653-008-9196-3

YU, X.; CHEN, J.; LI, Y.; LIU, H.; HOU, C.; ZENG, Q. Threshold effects of moderately excessive fluoride exposure on children’s health: A potential association between dental fluorosis and loss of excellent intelligence. Environment International, v.118, p.116–124, 2018. https://doi.org/10.1016/j.envint.2018.05.042

WORLD HEALTH ORGANIZATION (W.H.O). Guidelines for drinking-water quality. Geneva, Word Health Organization. Geneva: World Health Organization, 2006.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (W.H.O). Guidelines for Drinking Water Quality. Geneva: Word Health Organization, 2011.

Downloads

Publicado

2022-11-02

Como Citar

Gonçalves, M. V. P., Cruz, M. J. M. ., Santos, R. A. ., Porciúncula, D. C. L. da ., & Ramos Junior, A. B. da S. . (2022). Geoquímica e análise multivariada aplicadas na investigação da distribuição dos níveis do flúor das águas subterrâneas e estimativa de riscos de fluorose dentária endêmica no Oeste da Bahia, Brasil. Concilium, 22(6), 760–785. https://doi.org/10.53660/CLM-518-607

Edição

Seção

Artigos